Escolhendo o plano de telefonia no Canadá

Bem, hoje vamos aprender o que é Overage!Mas antes: escolher a empresa  de telefonia no Canadá é semelhante a escolha do banco. Depende muito da sua necessidade, das suas preferências.

Para quem chega aqui sem casa, como eu mencionei antes nos posts sobre aluguel, airbnb e planejamento, é fundamental ter um número. Você vai precisar ligar para lugares para agendar visitas, mandar mensagens para confirmar vaga, enfim, é fundamental ter um número local.

Quando chegamos não encontramos de cara nenhuma oferta interessante. Eu tinha vendido meu celular no Brasil e tinha o objetivo de comprar um novo por aqui. Não troco de celular com muita frequencia – fiquei com meu último celular  mais do que 4 anos antes de vendê-lo. Queria um bom aparelho para durar ao menos o mesmo que o último durou.

Meu marido trouxe o aparelho que ele usava no Brasil. Não era um aparelho de ponta, tinha dois anos de uso. Mas funcionava super bem e a ideia não era trocá-lo.

Como de cara eu não precisava de um celular e a gente só precisava de uma conta, pegamos um chip da Virgin. Era uma oferta com mensagem e ligações locais ilimitadas, 1g de internet, por 50 dólares. O preço estava bom na frente do resto que vimos. Era conta, mas poderíamos cancelar a qualquer momento.

Usamos bastante o celular. O problema da Virgin é que ela é uma operadora um pouco mais cara do que as outras. Como uma Claro no Brasil.

Depois de 10 dias aqui, bem quando eu comecei a sentir de fato a falta do celular, teve uma promoção na Best Buy Mobile, em que o Iphone 6S estava “grátis” na conta com contrato de dois anos. Na verdade não é bem de graça, você dilui o preço do telefone em 24x, o tempo que você assina o contrato. Se eu quiser cancelar, pago o restante do celular e é isso aí.

Para conseguir o telefone assim, eu teria que fechar o contrato com a Telus. Pagaria $90 por mês e teria direito ao telefone novo, mensagem e ligações locais ilimitadas e 2g de internet.

Acho que cabe dizer aqui que internet é BEM caro. 1g de internet chega a custar 30 dólares! E se você usa além da cota pode chegar a 100 dólares! É tenso. Depois que encerramos com a Virgin pagamos 30 dólares por 0.2 giga a mais do que o que tínhamos fechado com a empresa. Aqui eles chamam isso de overage.

Um plano na Telus, igual ao qual peguei, sem celular, sairia por C$60. Com um celular antigo, sairia por C$70 a C$80. Como eu sei como cuido do celular e quanto tempo um aparelho dura para mim, achei que valeria pagar os C$90.

Acabamos optando por dar um update no celular do meu marido tb. Ele pegou um plano com o último sansung (não é o que explode =) pelo mesmo valor. Como a Telus faz desconto para cada item com eles que você compra, nossa conta ficou em C$175, com os dois celulares novos.

Eu poderia ter pego um plano mais modesto? Bem, eu realmente uso os 2g de internet que me passaram. E aqui no Canadá tem uma coisa meio louca – se você recebe mensagem e ligações, você paga por isso. Isso quer dizer que se eu comprei um plano que tenho direito a 60 minutos de ligação e eu liguei 10, mas recebi 70 minutos de chamadas de outras pessoas, eu vou ter que pagar esses 20 minutos a mais (e todo overage é muito caro).

Daí vem a necessidade de um plano de mensagem e de ligação local ilimitada. Eu não peguei o plano de ligação ilimitada para o resto do Canadá pq não utilizaria. Em compensação, eu não posso atender números que sejam diferentes da região que moro, se não eu pago horrores. No início parece estranho, mas depois a gente se habitua.

Vale a pena pré-pago?

Para mim não valia. O pré pago custava 60 dólares, com 0.5g de internet e ligações locais e mensagens ilimitadas. A promoção da Virgin era mais barata.

O serviço é bom?

É ótimo! Nunca falhou uma ligação minha. No Brasil eu tive que sair da TIM pq dentro da minha casa eu não conseguia ligar para ninguém  Na vivo eu até conseguia, mas a qualidade era horrível, falhava o tempo todo. A internet era péssima… Todo mundo sabe que o serviço no Brasil é muito ruim. O daqui é absurdamente melhor.

E a internet?

Nunca deixava 3g ligada no Brasil para não esgotar meu plano. Aqui eu tô sempre com a 4G ligada,  funciona bem e o meu plano dá para usar tranquilamente. Eu posso usar meu spotfy quando saio para correr, postar fotos, falar com o pessoal pelo whats e até ligar pelo skype sem problema algum. (mas no fim do mês sempre chegamos em 95% da nossa cota de intenet. Não falta, mas tb não sobra!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s