Quando custa morar no Canadá?

Eta perguntinha genérica essa…

Pois bem, vamos ao básico: assim como no Brasil os preços variam, cada local no Canadá tem um custo de vida específico. Vou me aprofundar em Vancouver (e já adianto: é provavelmente o mais elevado do país). Mais para a frente pretendo fazer uma comparação com outros lugares aqui do Canadá, mas nesse primeiro texto vou falar do que vi por aqui.

Claro que mesmo dentro dos gastos da região há diferenças entre pessoas/famílias. Uns gastam mais, outros menos. Vou listar uma média para um casal, mas isso não quer dizer que você não consiga economizar ou que acabe extrapolando esses números. E, para ser sincera, extrapolar os gastos é algo bem fácil. É preciso muito planejamento e autocontrole para não sair da meta.

HABITAÇÃO

O custo de Vancouver é o mais caro do país (mais do que Toronto). Aqui estamos dentro de uma bolha imobiliária que faz tudo ser muito caro. Relatei um pouco disso nos meus textos sobre aluguel (aqui e aqui) e devo falar no futuro mais sobre o assunto.  Resumindo:

Quer morar no centro? São os preços mais caros. É normal ver ap de 1 quarto por $1800, ap de 2 quartos por $2600 pra cima. Por $1300, se vc der sorte, você consegue uma kitnet.

Quer morar na zona 1? A grande Vancouver tem 3 zonas. A zona 1 é a cidade de Vancouver em si. As partes mais baratas da cidade ficam perto da East Hastings (a rua em que usuários de drogas transitam) e nos bairros mais afastados do centro e que fazem divisa com Burnaby (a cidade do lado). Na Zona 1 tem as partes mais caras, Downtown, Kitslano, WestEnd, UBC (todas por volta do preço de downtown) e as partes mais baratas (ap de 1 quarto por $1200).

Pode ser basement? Os basement (pelo meus cálculos) são cerca de 15% a 30% mais baratos que um ap. Se você não vê problema nisso, pode ser um jeito de economizar.

Poder ser em outras cidades? Burnaby, New Westminster, North Vancouver, Surrey, Richmond, Coquitlam… São cidades que o transporte público funciona super bem e que se você não precisa estar em downtown – ou na UBC – todos os dias, você pode muito bem ficar mais longe e conseguir um ap bem mais legal. Cheguei a ver apartamentos novinhos, lindinhos, de dois quartos, perto de metro por $1500 em Coquitlam e Port Moody.

Por cima, eu diria que um casal, sem pet, morando em um ap de um quatro, gastaria entre $1000 e $1800 no aluguel. (dependendo do que você quer, facilmente se gasta mais que isso)

ALIMENTAÇÃO

Novamente, varia muito de pessoa. Se você pretende comer muito fora de casa, é bom saber que uma refeição fastfood custa em torno de $10 (por pessoa). Quer algo melhor do que fastfood, mas ainda barato? Coloque uns $20 (por pessoa). Se quiser uma jantinha mais legal, com bebida alcólica, coloque no mínimo uns $40 (por pessoa).

Assim vc pode calcular: “Vou comer fora x vezes em fast foood e vou gastar 10x” e ver quanto sai no final do mês.

Nas compras para casa (incluindo item de limpeza) calcule que para um casal que faz a maioria das suas refeições em casa o preju pode sair de $400 a $700. Depende da fome, dos ingredientes…Orgânicos são mais caros, mas miojo é super barato.

Não estou dizendo que por $400 dolares você tenha que comprar só besteira. Por esse orçamento você compra comida de verdade em uma boa quantidade. Mas se quiser uns luxos (leia nutella, sorvete, sucos, orgânicos, queijos, carnes) não vai conseguir ficar nessa faixa. Para gastar menos de $400 ou você não come muito em casa ou vive de macarrão instantâneo (Se não me engano tem caixa com 30 miojos por $10 no Cosco).

Considere: quero sair do Brasil para só comer miojo? Vou resistir não comer fora? Vejo um pessoal dizendo que não compra nem um café no starbucks para não estourar oorçamento. Possível é, mas vale a pena considerar se você consegue fazer isso (e se a sua saúde aguenta viver só de besteiras).

TRANSPORTE

Se você mora no centro (ou perto de onde precisa estar) pode precisar pouco do transporte público. Neste caso, você utilizaria ônibus e metro só para passear, por exemplo. Assim, seu gasto pode ser bem pequeno (cada trecho com cartão é 2.10).

Se você precisa usar o transporte público com mais frequência, o passe da zona 1 é $91, o da zona +-$120 e da zona 3 +-$140.

Se você quiser andar de carro, calcule o custo de comprar um carro, mais seguro, mais manutenção, mais gasolina… Conversei com pessoas que dizem que gastam (por carro simples, usado) em torno de $500 dólares por mês (seguro, financiamento e gasolina).

TELEFONE

Se você só precisar do chip, calcule uns $50 dólares para um plano com internet razoavel e ligações ilimitadas. Se você quiser um celular novo, calcule algo entre $80 e $90 (em contratos de dois anos).

INTERNET

Tem planos partindo de $30, se não estou enganada. Mas daí depende da velocidade e cota que você precisa. Por $100 você consegue uma internet absurdamente rápida, com cota ilimitada e de bônus tv a cabo 4K (só com canais locais, nada de especial).

CONTAS EXTRAS

Aqui em casa a conta de luz varia entre $35 e $45. Pelo o que vimos, é a média para um casal.

Gastamos cerca de $60 em lavanderia. Cada lavagem é $2 e secagem é $2. Geralmente precisamos secar a leva de roupas duas vezes, ou seja, cada leva fica por $6. Se lavar roupa uma vez por semana só (e não muita) dá pra gastar $30.

SEGURO SAÚDE

Aqui pagamos $150 (o casal) para o sistema de saúde da província de British Columbia – não, saúde não é gratuita em todo o Canadá.

Contando a soma dos menores preços que falei.

Aluguel: $1000

Comida: $400

Saúde: $150

Lavanderia: $30

Internet: $30

Luz: $35

Telefone: $100 (para duas pessoas)

Transporte: $ 182 (dois passes zona 1)

Total: $1927

Contando a soma dos preços mais elevados.

Aluguel: $1800

Comida: $700

Saúde: $150

Lavanderia: $60

Internet + Tv a cabo simples: $100

Luz: $45

Telefone: $180 (para duas pessoas)

Transporte: $ 182 (dois passes zona 1)

Total: $3262

Então assim, sem contar qualquer LUXO – nenhuma saída, nenhum chopinho, nenhuma maquiagem de farmácia (muito menos de marca cara), sem cinema, sem balada, sem jantinha – os custos básicos de um casal podem variar entre: $1927 e $3262.

Agora soma mais o que vai de roupa, jogo, netflix, passeios, academia, maquiagem, almoços, remédio, livros, bebida alcólica, café, decoração pra casa, material escolar, equipamento…

Como falei antes, cada um tem seus gastos. Mas os gastos básicos mínimos ($1900) são muito parecidos e é difícil fugir desta previsão (pra menos, né, pq pra gastar mais não é tão complicado assim. É só começar a somar os extras…).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s