Como comprar dólar canadense mais barato?

originalmente postado em 03/08/2016

 

Há algumas semanas o dólar canadense (e o americano também) sofreu uma queda considerável. Porém, se engana a pessoa que acha que aquele número lá do uol é o que você vai encontrar na casa de câmbio.

Para vocês terem noção, o dólar canadense tem variado entre 2.48 e 2,53 na últimas quatro semanas. Em casas de câmbio de Santa Catarina, ele está a venda de 2,81 a 2,89.

SIM. quase 40 centavos de diferença.

apagar.jpg

No site da Confidence você encontra lá o dólar canadense a 2,69 a 2,72. Mas esse valor é sem IOF. E esse valor é apenas para São Paulo. O que eles falam quando você vai comprar é que há o custo de deslocamento da moeda para fora de São Paulo. No caso, põe 15 centavos aí de “custo de deslocamento”.

A regra se aplica a todas as moedas, segundo os atendentes da confidence.

Bem, depois que uma menina foi presa em Miami com dólares falsos que ela comprou no Banco do Brasil, eu não tenho coragem de comprar moeda em qualquer lugar. E importante: sempre guarde seu comprovante! É a sua forma de provar que você comprou a moeda legalmente,

Mas vamos lá, como comprar dólar mais barato então?

Comprar via o aplicativo da confidence dá um desconto. Mas se você está indo morar em outro país, há uma forma bem melhor.

Se você conseguir, abra uma conta em um banco onde você vai morar. Daí você vai ter a opção de transferir dinheiro do brasil para lá. É de longe a melhor cotação que você vai ter.

Se você fizer de banco brasileiro para banco canadense, por exemplo, você vai pagar cerca de 10 centavos a mais que a cotação oficial. Exemplo: o dólar de 2,51 sairá por 2,61. A pegadinha é que a transferência tem uma taxa de cerca de 50 ou 100 reais (não tenho certeza). Se você transferir 1 real ou 10 mil reais, é a mesma taxa. Então, tente se organizar para não ter que transferir várias vezes, assim vale mais a pena. PS: esse exemplo é pelo Banco do Brasil. Ouvi falar que bancos privados cobram beeeem mais.

MAS tem um outra opção ainda melhor! O nome é TRANSFERWISE.

A ferramenta é muito mais barata que bancos! Funciona como uma transação interna de dinheiro, o que isenta a moeda de IOF. O grande resultado?

Coloquei aqui  para dar uma noção melhor do valor da moeda.

Captura de tela 2016-07-22 às 10.04.09.png

Fazendo o cálculo:  1000/388,73 = 2,57.

Na uol, a cotação de hoje tá:

Captura de tela 2016-07-22 às 10.19.15

Fazendo o cálculo: 1000/398,01 = 2,51 (valor real da moeda para o mercado)

São 6 centavos de diferença. Comparados aos quase 40 que as casas de câmbio estão cobrando.

Vale muito a pena. Estou indicando para todo mundo essa ferramenta. Acredito que vai ser uma revolução na forma abusiva que as empresas de câmbio têm tratado os consumidores.

Botando a revolta de lado, vou terminar a explicação. Após realizar a transferência (demora até cinco dias) você pode tranquilamente sacar seu dinheirinho em um caixa eletrônico do país em que está morando.

O câmbio para moeda em espécie tá tão horrível no Brasil, que no inicío do ano viajei para fora do país e paguei mais comprando moeda e do que na conversão feita pelo cartão de crédito. Minha amiga, quando o cartão de crédito com 6,38% de iof vale mais a pena que a moeda, repense o caso.

Assim, recomendo para quem tá indo morar fora que leve o mínimo de dinheiro em espécie que precisar. Chegue lá, abra a sua conta, faça uma transferência e seja feliz. A gente já perde horrores pela desvalorização da nossa moeda, ninguém merece ficar alimentando juros de bancos e casas de câmbio…

Tanto no Canadá quanto nos EUA abrir uma conta é bem fácil. Mais para frente farei um posto sobre o assunto.

Bem, coloquei aqui a minha opinião. Sugiro que você pesquise sobre cotação, casas de câmbio, bancos e, principalmente, sobre o Transferwise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s